Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE"


21 de setembro é uma data especial. Além de comemorar o dia da árvore, comemoramos também o dia internacional da paz. A árvore é um forte símbolo de paz, traz consigo a longevidade da sabedoria. No silencio, é generosa: acolhe, abriga, refresca, nos dá alimento, sombra, cura doenças, fornece o ar que respiramos, protege a terra, rios e nascentes. Traz em sua existência muitas curiosidades.
Os povos indígenas costumavam homenagear as árvores na época das chuvas ou quando preparavam a terra para plantar. Assim o dia da árvore antecede a chegada da primavera.
Dando continuidade ao Projeto Educação Ambiental desenvolvido pela Escola Shigueko no decorrer do ano letivo 2010 na semana do dia da árvore os alunos organizados de acordo com cada ano, pesquisaram uma espécie de árvore existente na própria Escola e também no Espaço amigo.
Assim, encontraram com a ajuda do Biólogo Nelson A. Gallo: Oiti, Manguba, Pinheiro, Ipê, Palmeira, Fícus, Jatobá e Figueira. Cada sala de aula ficou responsável em pesquisar a ficha técnica e outras informações importantes para produzir um cartaz e afixar na árvore para informação de outras pessoas. Essas informações serão registradas em placas de madeira pirografadas em breve.
Professores e alunos realizaram descobertas importantes que favoreceram o processo ensino aprendizagem.
O objetivo de não deixar de lado esta data importante e principalmente olhar para as árvores com um pouco mais de carinho, preservando-as foi alcançado.
Agradecemos com carinho ao Biólogo Nelson, pois sempre que solicitado para atender alguma necessidade da Escola, prontamente muito tem contribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário