Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

16º PRÊMIO NACIONAL ASSIS CHATEAUBRIAND DE REDAÇÃO 2010/PROJETO MEMÓRIA

Alunos da Escola Shigueko estão participando do 16º Concurso Nacional Assis Chauteaubriand. Este concurso visa o estímulo de trabalhos de redação nas escolas brasileiras e também promover o exame de assuntos de interesse nacional. Este ano teve como assunto central o tema: ”Carlos Drummond de Andrade – Testemunho da Experiência Humana”.
A Professora Maria Pereira da Rocha Pamplona da Oficina “Hora da Leitura”, desenvolveu este trabalho com os alunos dos 5º anos. Primeiramente colocou o objetivo do trabalho, levou os alunos à Biblioteca Pública para pesquisarem sobre Carlos Drummond. Utilizou data show, livros e vídeos para desenvolver o trabalho de pesquisa. A partir da bibliografia, os alunos foram orientados a resumi-la de modo que escrevessem textos na forma de contos com as partes principais da bibliografia do autor.
Os primeiros textos passaram pela análise da Professora e das Coordenadoras Sidinéia e Simoni, sendo revisados e reescritos de 3 a 4 vezes.
De todos os alunos que participaram, 9 textos foram enviados para o Concurso Nacional, sendo dos alunos: Amanda do Nascimento Aguiar, Daniele Amoroso Demarque, Jessé Guijo Andrela, Jhonathan Wilis dos Santos Alves, Mariana Freitas de França, Reginaldo Guilherme de Lima Teixeira, Taísa Oliveira dos Santos, Tamires Baroni e Taynara Macera.


Abaixo segue o texto da aluna Tamires Baroni.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: UMA TRAJETÓRIA EXTRAORDINÁRIA

Na pequena cidade do Estado de Minas Gerais, em Itabira do Mato Dentro, nasceu o nono filho de Carlos de Paula Andrade e Dona Julieta Augusta Drummond de Andrade, o qual recebeu o nome de Carlos Drummond de Andrade.
Aos 8 anos, o pequenino iniciou o curso primário no Grupo Escolar Dr. Carvalho Brito em Itabira mesmo, mas foi interrompido devido a problemas de saúde e voltou a estudar como aluno interno no Colégio Anchieta, da Companhia de Jesus, em Nova Friburgo, onde foi expulso por insubordinação mental.
Depois da expulsão mudou-se com a família para Belo Horizonte, onde publicou seus primeiros trabalhos na Seção Social no diário de Minas.
Casou-se com Dolores Dutra de Morais onde teve dois filhos sendo que um viveu apenas 30 min. Passaram-se três anos, ainda não recuperado desta tragédia seu pai faleceu.
Assim, mudaram-se para o Rio de Janeiro, publicou “Sentimento do Mundo” que fez um grande sucesso até 1987 e ganhou vários prêmios.
Nesse mesmo ano, no dia 31 de janeiro, escreveu seu último “Elegia a um tucano morto”, que passou a integrar o derradeiro livro organizado pelo poeta.
Em junho como obra do destino que o rondava, de marés altas e baixas, sua filha foi internada com a saúde muito complicada. Estava com câncer. Faleceu dois meses depois, em 5 de agosto.
No entanto, o pior ainda estava por vir, em 17 de agosto devido a problemas cardíacos morreu o maior poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, acontecimento que chocou toda população.
Drummond, o maior poeta brasileiro, passou sim por momentos trágicos, porém suas conquistas, seu amor pelas palavras que as tornaram mágicas para o leitor, o consagra até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário