Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"IV FEIRA DE LEITURA CULTURARTE"



Em breve, em novembro teremos a IV Feira de Leitura. A Escola Shigueko está muito empolgada nos preparativos, desenvolvendo inúmeros trabalhos com as crianças, com objetivos de despertar cada vez mais alunos leitores.
Aguardem!!!!! Novidades de montão!!!

SEMANA DO TRÂNSITO NA ESCOLA SHIGUEKO (de 20 a 24 de setembro)

O início do mês de setembro foi marcado com muitas atividades sobre o trânsito.
As professoras de 5° anos estão desenvolvendo com os alunos um trabalho de pesquisa, do qual, os alunos com o auxílio da internet e de algumas bibliografias estão pesquisando sobre as mudanças no novo código de trânsito. Os próprios alunos realizaram a pesquisa de acordo com a divisão feita pelas professoras, pesquisaram, preparam o material e realizaram um seminário entre eles expondo uns para os outros o resultado das pesquisas realizadas.


A Professora Fernanda Lançoni Leandro trabalhou de forma dinâmica as cores do semáfaro; utilizando placas com as respectivas cores, das quais serviam de comandas para os alunos seguirem, pararem e prestarem atenção. Na brincadeira teve até guarda de trânsito intervindo de acordo com as necessidades de orientação.

INTERAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

Foi realizado no dia 11 de Setembro na Escola Shigueko um sábado recreativo de pais e filhos.
Pensando na Semana Nacional do trânsito de 20 a 24 de setembro, iniciou-se com a palestra “O cuidado com as bicicletas” com o Sr. Bueno, educador do trânsito.
Os professores das Oficinas realizaram várias apresentações, referentes aos conteúdos propostos nas aulas do período da tarde. Finalizando houve um Campeonato de Futebol entre pais e filhos e Dança para mães e filhas. A direção e coordenação agradecem a participação de todos os pais, alunos, professores e funcionários pelo maravilhoso evento.








16º PRÊMIO NACIONAL ASSIS CHATEAUBRIAND DE REDAÇÃO 2010/PROJETO MEMÓRIA

Alunos da Escola Shigueko estão participando do 16º Concurso Nacional Assis Chauteaubriand. Este concurso visa o estímulo de trabalhos de redação nas escolas brasileiras e também promover o exame de assuntos de interesse nacional. Este ano teve como assunto central o tema: ”Carlos Drummond de Andrade – Testemunho da Experiência Humana”.
A Professora Maria Pereira da Rocha Pamplona da Oficina “Hora da Leitura”, desenvolveu este trabalho com os alunos dos 5º anos. Primeiramente colocou o objetivo do trabalho, levou os alunos à Biblioteca Pública para pesquisarem sobre Carlos Drummond. Utilizou data show, livros e vídeos para desenvolver o trabalho de pesquisa. A partir da bibliografia, os alunos foram orientados a resumi-la de modo que escrevessem textos na forma de contos com as partes principais da bibliografia do autor.
Os primeiros textos passaram pela análise da Professora e das Coordenadoras Sidinéia e Simoni, sendo revisados e reescritos de 3 a 4 vezes.
De todos os alunos que participaram, 9 textos foram enviados para o Concurso Nacional, sendo dos alunos: Amanda do Nascimento Aguiar, Daniele Amoroso Demarque, Jessé Guijo Andrela, Jhonathan Wilis dos Santos Alves, Mariana Freitas de França, Reginaldo Guilherme de Lima Teixeira, Taísa Oliveira dos Santos, Tamires Baroni e Taynara Macera.


Abaixo segue o texto da aluna Tamires Baroni.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: UMA TRAJETÓRIA EXTRAORDINÁRIA

Na pequena cidade do Estado de Minas Gerais, em Itabira do Mato Dentro, nasceu o nono filho de Carlos de Paula Andrade e Dona Julieta Augusta Drummond de Andrade, o qual recebeu o nome de Carlos Drummond de Andrade.
Aos 8 anos, o pequenino iniciou o curso primário no Grupo Escolar Dr. Carvalho Brito em Itabira mesmo, mas foi interrompido devido a problemas de saúde e voltou a estudar como aluno interno no Colégio Anchieta, da Companhia de Jesus, em Nova Friburgo, onde foi expulso por insubordinação mental.
Depois da expulsão mudou-se com a família para Belo Horizonte, onde publicou seus primeiros trabalhos na Seção Social no diário de Minas.
Casou-se com Dolores Dutra de Morais onde teve dois filhos sendo que um viveu apenas 30 min. Passaram-se três anos, ainda não recuperado desta tragédia seu pai faleceu.
Assim, mudaram-se para o Rio de Janeiro, publicou “Sentimento do Mundo” que fez um grande sucesso até 1987 e ganhou vários prêmios.
Nesse mesmo ano, no dia 31 de janeiro, escreveu seu último “Elegia a um tucano morto”, que passou a integrar o derradeiro livro organizado pelo poeta.
Em junho como obra do destino que o rondava, de marés altas e baixas, sua filha foi internada com a saúde muito complicada. Estava com câncer. Faleceu dois meses depois, em 5 de agosto.
No entanto, o pior ainda estava por vir, em 17 de agosto devido a problemas cardíacos morreu o maior poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, acontecimento que chocou toda população.
Drummond, o maior poeta brasileiro, passou sim por momentos trágicos, porém suas conquistas, seu amor pelas palavras que as tornaram mágicas para o leitor, o consagra até os dias de hoje.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA"

A Comissão Julgadora Municipal de Junqueirópolis selecionou o poema "Junqueirópolis: um lugar pra se morar" do aluno Deivid Demore Corrêa do 5º Ano da Professora Cléria para representar a Etapa Estadual na Olimpíada de Língua Portuguesa.
Cronograma da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010:



Confira agora o poema:

Junqueirópolis, um lugar pra se morar

Logo na entrada, no trevo pode avistar
Bem no alto, na ponta de um mastro
A Bandeira de nosso país
Reluzente a balançar.

Minha cidade tem muita qualidade
È a terra da uva e da acerola
Também tem muita cana
O que a deixa mais bacana.

Na minha cidade tem biodiversidade
Não tem muita poluição
Todos cuidam bem
Dos animais em extinção.

Esse lugar sagrado
Fica no Oeste do nosso estado
Lá é muito legal
Parece até o Pantanal.

O Rio guarda cada peixe bonitão
Mas ninguém pesca lá não
Quem conhece esse Parque
O guarda no coração.

Estou falando de Parque Aguapeí
Beleza igual, não tem por aí
Esse lugar é infestado
De pica-pau , arara e papagaio.

Aqui tem muito animal
Que mora no meio do matagal
O que mais tem, são macaquinhos
E passarinhos escondidos nos ninhos.

Aguapeí é conhecido como Rio Feio
Feio é só no nome
Perto dele sinto um arrepio
Então escuto um belo assovio.

Ah, foi um belo sabiá!

Mas tome muito cuidado
Quando por aqui passar
Você vai se apaixonar
E com certeza, em Junqueirópolis
Vai querer morar.

"7 DE SETEMBRO"


Os alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Shigueko apresentaram na comemoração cívica de 7 de Setembro o jogral "Brasil somos nós". Parabéns pela belíssima apresentação.

"PREMIAÇÃO FENABB"

No dia 29 de Agosto foi realizada a premiação dos alunos no Concurso FENABB CULTURAL 2010,em parceria com AABB e Divisão Municipal de Educação de Junqueirópolis. Este ano o tema foi "Colabore com o meio ambiente, através da Coleta Seletiva". O evento foi durante um almoço no Clube da AABB. Estiveram presentes os alunos premiados e pais, direção, professores, responsáveis pelo concurso e autoridades.Os alunos premiados foram:
1º Lugar - Laís de Lira da Silva
2º Lugar - Carlos André Silva Oliveira
3º Lugar - Isabeli Nogueira Cirilo