Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"APRENDIZAGEM NAS ALTURAS"

Os alunos dos 1º anos na Oficina de Esportes com o professor Thiago Henrique confeccionaram aviãozinhos de papéis, em seguida foi realizado um campeonato. Durante a atividade os alunos tiveram noção de distância, altura, velocidade e coordenação motora. Todos curtiram a brincadeira.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

"OSVALDO CRUZ VISITA ESCOLA SHIGUEKO!!!"

Em virtude da boa conceituação de nossa Escola na Região, estiveram presentes na Escola Shigueko no dia 6 de agosto doze professoras e a coordenadora de Projetos Andréia da Escola Municipal do Ensino Fundamental e Ensino Infantil Professora Alice Bernardes Silva, da cidade de Osvaldo Cruz.
Essa visita teve como objetivo, conhecerem e vivenciarem a rotina de tempo integral, para a implantação em sua Unidade Escolar.

GESTÃO DEMOCRÁTICA: TROCA DE IDÉIAS.

Pensando na valorização pessoal e no comprometimento com uma Educação de qualidade para todos, no dia 20 de agosto, a Diretora Bernadete Prates Fernandes Basso, esteve reunida com a equipe de funcionários da Escola, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado durante o 1° semestre e traçar novos objetivos para este semestre.

"OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA"

As Professoras de 5° anos realizaram no decorrer dos meses de abril, maio, junho e julho a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, na qual consiste em desenvolver oficinas com os alunos, estimulando o desenvolvimento de competências de escrita. Os alunos escreveram vários poemas com o tema “O lugar onde vivo”. Apreciem o poema “A Escola da minha Vida”, escrito pela aluna Talissa Lousada Caldato, da Professora Sônia Galvão.

UMA ESCOLA ESPECIAL

Fica dentro de uma cidadezinha
Muito pequenininha
Que um dia foi conhecida
Pelo seu cafezal.

Nela não tem muita gente
Mas as crianças são muito inteligentes
Pela boa educação
Que os professores dão.

Esta Escola está sempre pintada
Tem corrimão e escada
Os funcionários são muito legais
Cuidam dos alunos como seus pais

A maioria dos alunos são normais
Mas há alguns especiais
Andam de cadeira de roda ou andador
Mas são tratados com muito amor

Estou muito feliz com a minha Escola
Pois tenho certeza
Que por toda vida
Vou guardá-la em minha memória

Essa Escola não fica no centro
Nem no beco
A Escola que amo
Se chama Shigueko!

"SACO DE HISTÓRIAS"

A professora Patrícia na aula de Oficina “Educação para Paz” com os alunos de 5° anos realizou a atividade “Saco de Histórias”, na qual os alunos construiram novas histórias folclóricas, utilizando os personagens já conhecidos do nosso Folclore. Trabalhou assim, a imaginação, a criatividade, a concentração possibilitando um aprofundamento maior em relação ao nosso Folclore.

"CONHECENDO A MIM MESMO"


Os alunos dos 4° anos na Oficina de Ética com a Professora Fernanda trabalharam sobre as atitudes e os valores com a dinâmica “A grande confusão” onde os alunos colocaram seus defeitos e qualidades de si mesmos, desenvolvendo assim suas diferenças e reflexão sobre autoconfiança e autonomia.

"PANO ENCANTADO"

As professoras de dança Viviane e Nathália desenvolveram com os alunos de 1° ao 5° ano a dinâmica do “Pano Encantado”. Esta dança recreativa desperta na criança a socialização, a ludicidade, musicalidade e a criatividade, o pano se transforma em várias coisas como: um barco, uma ponte, uma casa, uma flor, um cavalo, um trio elétrico e uma deliciosa cama.

"PEQUENOS LEITORES, GRANDES ESCRITORES"

Dando continuidade ao Projeto Pequenos Leitores, Grandes Escritores, as crianças foram contar Histórias no Centro Educacional Criança Feliz. A Professora Cléria Maria Oliani Neves do 5º ano, desenvolveu com seus alunos uma apresentação de teatro da autora Ana Maria Machado “A Velhinha Maluquete.”
O ato de contar Histórias envolve a fantasia, a imaginação, a criatividade, dando espaço para as brincadeiras e principalmente vai desenvolvendo a autonomia e construindo a identidade.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LEITURA DE GRAÇA... É QUARTA NA PRAÇA

Após o recesso, os alunos dos 5º anos da Escola Shigueko Oto Iwaki retomaram com entusiasmo e dedicação o Projeto Leitura de Graça... É Quarta na Praça.
Devido ao Projeto Folclore que vem sendo trabalhado na escola, tiveram a oportunidade de resgatar um pouco da cultura da comunidade.
Os alunos leram para as pessoas algumas lendas, parlendas, adivinhas e trava línguas. Todos que ali estavam participaram relatando até alguns "Causos" de quando eram crianças.