Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MUITA EMOÇÃO NA ESCOLA SHIGUEKO: A UNIÃO FAZ A FORÇA!


No dia 13 de julho direção, coordenação, professores, estagiárias e funcionários tiveram um momento de descontração e valorização no fim do expediente.
O objetivo maior deste momento foi unir mais o grupo, sentir juntos os mesmos sentimentos, compartilhar ideais e angústias. Juntos, puderam vivenciar um pouco da importância maior de ser de fato uma família.
Todos foram homenageados com uma mensagem sobre a importância do trabalho de cada um, lembrando que os resultados alcançados é mérito de todos.
Por fim, as professoras Amanda e Karen dos 5° anos também receberam homenagens especiais em virtude de estarem deixando nossa Escola.

SOLIDARIEDADE E APRENDIZAGEM: BRINCAR E APRENDER!


No dia 07 de julho, os alunos de 1° e 2° anos participaram da Festa Junina no Asilo Santo Antonio levando alegria aos idosos que lá vivem, fizeram uma apresentação de quadrilha sob a responsabilidade das professoras Viviane Cardilli e Nathália Sueza.

"ARRAIÁ NA SHIGUEKO"


O dia 13 de julho foi marcado para a criançada com muita festa, dança e comidas típicas de festa junina.
No período da manhã, as professoras de 1° ao 5° ano se organizaram com gincanas: corrida da colher com ovo, bambolê no cone, encher a garrafa, dança da cadeira e outras. Após a gincana, todos entraram na folia. Foi realizada a tradicional dança da quadrilha organizada também pelas professoras, mas quem quis entrar na roda achou um espacinho e fez a festa acontecer.
No período da tarde houve a interação dos alunos com os professores das oficinas, que mesmo com a chuva se divertiram pra valer!!!
Os alunos de pré escola apresentaram um pout pourri de músicas infantis.

terça-feira, 6 de julho de 2010

"VIII FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS"








Este ano a VIII Feira de Ciências foi sediada pela Escola Shigueko. A Abertura Oficial aconteceu no dia 30 de Junho às 8h. Todos os alunos, professores, coordenadores, diretores, colaboradores e autoridades foram agraciados com belas apresentações de dança e música.



Os alunos de Pré Escola, 1° e 2° anos foram os responsáveis pela divulgação da Feira: confeccionaram panfletos informativos, distribuíram mudas e realizaram passeatas.


Os 3° anos desenvolveram o trabalho em torno do tema “Lixo mínimo: reaproveitamento dos alimentos”. Os alunos apresentaram o tema em forma de exposição oral, teatro e música.




Os 4° anos abordaram o tema Arborização Urbana e Poluição do ar. Realizaram levantamento de tipos de mudas e quantidades existentes no município visitando o Viveiro Municipal e por meio de materiais fornecidos pela Casa da Agricultura. Na Feira os alunos concluíram o trabalho expondo experiências, teatros e brincadeiras sobre o tema.



Os 5° anos trataram do tema “O óleo e o meio ambiente”, mostrando as graves consequências que este pode causar se for descartado na pia, em bueiros, no solo e nos rios; enfatizando a importância de reaproveitá-lo.
Para tanto, foram destacados assuntos como: a produção de sabão e biodiesel a partir do óleo de cozinha usado e a participação das famílias no Projeto desenvolvido em nossa cidade pelo Lions Clube, que consiste na troca de 4 litros de óleo usado por um novo.
Em parceria com o Lions Clube, nossa Escola, a partir da Feira de Ciências, tornou-se um ponto de arrecadação de óleo usado.
Ainda com o tema Meio ambiente, os alunos realizaram uma exposição sobre o “Parque Estadual do Aguapeí”, abordando os seguintes assuntos: localização, características da fauna e da flora, importância da mata ciliar, regeneração natural e reflorestamento.


Os professores de oficinas da Escola Shigueko abordaram o tema com atividades práticas sendo desenvolvidas com os visitantes. Atividades como: circuito esportivo, misturas e texturas num castelo de cores, dinâmicas de coleta seletiva, animais em extinção em origami, valores e postura em relação ao meio ambiente.